Quando damos especial atenção ao dia a dia dentro de uma clínica com o olhar mais detalhista que devemos aplicar em nossos atos profissionais, percebemos que além de executarmos o ato médico veterinário em si, seja em nossas consultas e exames ou seja em procedimentos cirúrgicos, realizamos uma série de tarefas que não pertencem ao universo direto da Medicina Veterinária.
As tarefas ditas acessórias ou paralelas ao ato médico veterinário são aquelas do famoso universo da Gestão Veterinária, essenciais para que clínicas, hospitais e seus profissionais possam estar em um nível de performance seguro e produtivo.
Tarefas como administração dos recursos e insumos, gerenciamento da clientela, treinamento das equipes de trabalho, atendimento ás esferas de fiscalização, pagamentos de contas e tributos e definição e controle das estratégias promocionais.

Como equilibrar esses dois lados?
Com gestão!
Principalmente de tempo!

Mas também da disponibilidade e predisposição para desenvolver habilidades que não faziam parte do imaginário dos profissionais da Medicina Veterinária ainda nos tempos de suas formações, mas que são essenciais para o sucesso profissional.

Ter uma equipe de trabalho com quem se possa compartilhar essas tarefas acessórias é fundamental pois tentar controlar tudo pode ser improdutivo e ainda um desperdício de tempo que poderia ser melhor utilizado na gestão de clientes por exemplo e mesmo na sua qualificação profissional em ferramentas de educação continuada.

Pense na gestão como um hábito e não como imposição!

Crie pequenas rotinas para ir se acostumando ao papel de gestor! Não vire o super burocrata veterinário de uma hora para outra ok?

pense nisso

Fundador - Sergio Lobato Consultoria. Médico Veterinário formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Pós Graduado em Marketing e Estratégia pela Universidade Estácio de Sá, Colunista em Revistas e Blogs. Autor da Manual de Responsabilidade Técnica para Clínicas e Petshops e Consultor atuante em toda cadeia produtiva pet e veterinária no Brasil e Exterior.

by: