O novo momento da Responsabilidade Técnica na Medicina Veterinária

 

2018...competição...mídias sociais...fiscalização...mudanças nas regras do “jogo veterinário” ...e você tem que enfrentar todo esse cenário ...mas como?

Por muito tempo a Responsabilidade Técnica foi relegada à um papel secundário no cenário das especialidades veterinárias, nem sendo considerada como tal frente a outras como Dermatologia, Cardiologia ou Medicina Felina.

Mas hoje a busca por qualificação e informação sobre Responsabilidade Técnica cresce na mesma proporção da elevação do índice de problemas de gestão evidenciados no aumento de processos éticos, crises em mídias sociais, maior número de problemas em fiscalizações, erros de procedimentos técnicos e crises de relacionamento profissional em níveis alarmantes.

A Responsabilidade Técnica surge como a ferramenta capaz de “arrumar a casa” pois ela abrange todo o cenário da criação, gestão, controle e avaliação de procedimentos operacionais que certificam o ato médico veterinário.

É a “burocracia” necessária para que todas as outras especialidades possam ser exercidas com tranquilidade e dentro das regras exigidas pela legislação vigente.

O Responsável Técnico em sua essência é um grande administrador, um gestor de recursos, pessoas e processos durante sua atividade diária dentro de estabelecimentos veterinários.

Mas que processos são esses afinal? O que faz um Responsável Técnico?

  • Controle de Procedimentos Clínicos;
  • Biossegurança Hospitalar;
  • Treinamento da Equipe de Trabalho;
  • Controle de Medicamentos e Insumos Hospitalares;
  • Controle de Epis;
  • Gestão das políticas de Bem Estar Animal;
  • Certificação Legal perante os Órgãos Fiscalizatórios.

Ações que devem ser seguidas por todos os funcionários das empresas onde haja um profissional habilitado em Responsabilidade Técnica com a clara disposição de hierarquia demonstrada no quadro abaixo:

Responsabilidade Técnica, base da futura Administração Hospitalar Veterinária...pense nisso!

pense nisso

Fundador - Sergio Lobato Consultoria. Médico Veterinário formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Pós Graduado em Marketing e Estratégia pela Universidade Estácio de Sá, Colunista em Revistas e Blogs. Autor da Manual de Responsabilidade Técnica para Clínicas e Petshops e Consultor atuante em toda cadeia produtiva pet e veterinária no Brasil e Exterior.

by: